Plano de Aula Bimestral -
1º Bimestre- Disciplina de arte
Data: 11/2 a 31/3 Serie: 3 º ano Ano letivo:2015
Linguagem
artística: Artes Visuais e Arte Educação e Movimento
Modalidade
didática: Multimídia, aula individual e aula expositiva
Conteúdo:
Desenho de observação, leitura de imagem, Artes Contemporâneas, Recurso de multimídia, Arte e meio ambiente
Objetivo: Oportunizar o
estudo da arte contemporânea através do conhecimento de obras e artistas, suas
poéticas, experiências em diversos materiais e suportes.
-Propor um percurso de atividades que possam
desenvolver a compreensão estética e ampliar o vocabulário de arte e cultura,
considerando o engajamento dos referidos artistas nas causas sociais e os
materiais alternativos envolvidos na sua produção.
-Desenvolver habilidades do desenho através de
observação e texturas, formas, contornos e cores presentes na natureza
-Educar e sensibilizar olhares para a arte e para o
ambiente que vivemos
-Estimular a pesquisa
Desenvolvimento da aula:
1ª Semana: Apresentar imagens de obras de Krajberg, Siron Franco
Miopia e Outras Visões, na sala utilizar aparelhos de multimídia com
sonorização de falas de Krajberg e textos de Celso Gutfrein do mesmo material.
As imagens, as falas e textos promovem
provocações importantes para proposta e resolução do problema do conteúdo.
2ª Semana: Reflexão, e
discussão sobre as imagens e textos. Realização de anotações no diário de
bordo, onde os mesmos registram suas inquietações.
3ª semana: Articulação do
roteiro de ações de forma cooperativa, com exploração do tema e dos conteúdos.
Neste momento fizemos a mediação de situações possíveis como é nossa prática.
Fizemos grupos para estudo de obras em específico mais detalhada, com pesquisa
e leitura das imagens individuais e em conjunto.
4ª Semana: Organizar o
passeio nas proximidades da escola para fotografias de natureza morta em
pequenas dimensões e coletar restos de natureza morta, raízes, folhas, cipós,
galhos secos. As crianças,
observavam as formas e o que era vivo ou morto na natureza.
Avaliação:
A avaliação como processo constante de reflexão
realizamos através de observação e anotações individuais constantes.
A leitura
dos diários de bordo entregue pelos alunos será considerado instrumento
importante para nossa análise. A interação nos diversos momentos da situação de
aprendizagens, as reflexões, pesquisas, a organização dos conteúdos, a
elaboração dos conhecimentos propostos e a representação artística como
produção individual no desenho e relevo.
Plano de Aula Bimestral 2ºBimestre- Disciplina de arte
Linguagem artística: Arte Visual; Desenho ou ilusão: Vamos soltar a imaginação?
Modalidade didática: Aula expositiva, explicativa , uso de tecnologia- vídeo e reclicagemConteúdo: Linhas, cores e formas
Objetivo: Despertar a criatividade, instigar os alunos a desenhar utilizando material alternativo, desenvolver o conceito de composição, apresentar algumas obras do artista Vik Muniz e suas técnicas e obra de Tarsila do Amaral.
Duração das atividades: 5 aula de 50 minutos
Desenvolvimento da aula:
1º Semana e 2ª semana: Instigando a criatividade, para essa aula devemos apresentar aos alunos imagens onde apresenta as linhas através da imagem. E com isso os mesmos deverá fazer uma releitura através de seu conhecimento básicos.
3º Semana : Apresentar aos alunos o documentário de Vik Muniz, onde o artista fala sobre sua infância. Após questionar a turma sobre o vídeo: Do que se trata, o que o artista quer dizer.
Apresentar alguma obra do artista
4ª semana 5ª Semana : Para essa aula reserve uma câmara fotográfica para registrar o resultado do trabalho dos alunos. Solicite a turma que traga material reciclado, retalhos de tecidos, botões, lã, algodão, revistas e etc.Organize a sala de forma que o centro da sala fique vazio para que os alunos possa sentar no chão formando um circulo. Os alunos deverão usar o processo de criação com base das obras de Vik Muniz , ilustrando um pouco de sua infância através das imagens.
Ao apresentar a proposta de trabalho à turma é importante que deixemos claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. Deveremos incentivar a troca de idéias e as descobertas entre os alunos. É importante que os alunos participem das discussões e as descobertas e tomadas de decisões sobre os trabalhos e critérios a serem avaliados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário