Processo de Criação
A arte é utilizada na aprendizagem e no desenvolvimento do indivíduo, para a formação de seu senso crítico e afetivo. Porém muitas vezes as pessoas não são incentivadas a buscar dentro de si a criatividade e principalmente trabalhar suas emoções . A imagem que é passada é somente apreciar as grandes obras e não a do despertar da capacidade criadora.
terça-feira, 30 de agosto de 2016
terça-feira, 9 de agosto de 2016
Plano de aula 1º Ano Dia do Indio
Plano de Aula - 1º Bimestre-
Disciplina de arte
Serie: 1º ano
Ano letivo:2016
Linguagem artística: Arte visual, Musica e Dança
Modalidade didática: Aula expositiva dialogada,
trabalhando com recursos áudio visual
Conteúdo: Linhas, formas, espaços, textura e cores.
Objetivos: Identificar o conhecimento das
crianças sobre o universo indígena; caracterizar o espaço ocupado pelos índios,
seus hábitos e costumes.
Áudio visual:
Video “O pequeno Hiawatha, Danças indígenas, Musica: Curumim Ei, Ei; Eliana
Desenvolvimento da aula- 1ª aula- 28//3
a 31/3
Roda de conversa: Quem é o índio? Onde ele vive? Como
ele se veste? Qual é o seu trabalho? Por que ele se pinta? O que ele come? Eles
estudam?
Após
a roda de conversa os alunos Ilustrarão imagens que possam representar as respostas as
questões e pedir para que montem painéis que representem cada uma delas. Todos
participaram da atividade.
2ª aula- 4/4 a 8/4
Uma breve retomada da 1ª aula, em seguida
apresente aos alunos o vídeo “ O pequeno Hiawatha. Após o vídeo criaremos os Cocas representando
a cultura indígena. Avaliação: Os alunos participaram da aula muito entusiasmado,
gostaram do vídeo achando –o divertido. Na construção dos Cocas os mesmos
realizaram com êxito.
3ª aula- 11/4 a 15/4
Nessa aula identificaremos o local onde o índio mora, alguns costumes e
os animais que o cercam; conhecer e experimentar elementos da cultura indígena.
Como é a casa
do índio? Quais os bichos que existem perto da casa deles? Eles são perigosos?
figuras: da
casa do índio, dos animais da floresta, crianças indígenas.
Avaliação:
Muitos usaram a imaginação e souberam trabalhar com as cores.
4ª aula:18/4 a 20/4 Nessa
aula recordaremos o local onde o índio mora e os animais que o
cercam. vocês lembram como é a casa do índio? Arte - construir a casa do índio -
mostrar figuras que mostrem a oca; comparar
com figuras de casas de "homem branco" - quais as diferenças? de que
material é feito a oca?
Colagem: -
apresentar diversos materiais” grão de arroz e feijão, perguntar como poderiam ser usados para
construir uma oca através de colagem em papel kraft (A3);
Avaliação:
Alguns tiveram dificuldades de trabalhar com o conteúdo espaço. Onde fizeram
desenhos pequenos não respeitando o tamanho da folha.
5ª aula e 6ª aula- 25/4 a 29/4 Nessa aula perguntaremos quais outros materiais seriam interessantes
para se utilizar nessa construção e que podem ser encontrados na escola (folhas
secas, galhos,pedras,etc.)
Escultura - apresentar a argila e
perguntar como poderia ser usada para construir a oca; utilizar também os
materiais encontrados pelas crianças para valorizar o trabalho; sugerir que ao
terminarem a oca, façam uma aldeia.
Avaliação:
Atividade realizada com êxito.
Sit de pesquisa: http://professorajuce.blogspot.com.br/2014/02/projeto-identidade-tudo-sobre-mim-pre-ii.html
https://www.facebook.com/claudia.silvapavin
Assinar:
Postagens (Atom)
ATIVIDADES REALIZADAS COM OS 8º ANOS
Ação expressiva: Construiremos uma escada especial, daquelas que nos causam medo ou nos traga uma emoção. MOVIMENTO CORPORAL ...
-
Plano de Aula Bimestral - 1º Bimestre- Disciplina de arte Data: 11/2 a 31/3 Serie: 3 º ano Ano letiv...
-
Arte naïf ou arte primitiva moderna é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem preparação académica na arte que ex...
-
Plano de Aula 1º Bimestre- 4º Ano Disciplina de arte Serie: 4º ano Ano letivo 2016 Linguagem artística: Arte visual e Musica Modali...