Plano de Aula Bimestral -
2º Bimestre- Disciplina de arte
Data: 1/4 a 30/6 Serie: 1º ano Ano letivo:2015
Linguagem
artística: Arte visual e musica
Modalidade
didática: Aula explicativa, expositiva, atividade em grupo e individual
Conteúdo:
Formas geométrica , linhas e texturas
Objetivo:
Fazer com que as crianças conheçam as cores e formas geométricas que estão presentes em seu cotidiano
Desenvolvimento da aula:
1º Semana:
Organizar as crianças em rodinhas de forma que todas possam olhar-se e
interagir. Conversar sobre as cores e sobre as formas geométricas.Ilustrações
das formas.
2ª Semana: Nesta aula mostrar fotos coloridas
para ser trabalhado a colagem, observando a diversidade de cores e
ressaltando suas formas. Perguntar a cor
preferida de cada um, trabalhando com o lúdico ( a cor da roupa da criança,
etc).
3ª Semana: Apresentar os blocos lógicos e
valorizar suas cores, permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas
para despertar sua observação; vocês conhecem os blocos lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais
suas cores?
4ª Semana: Ouvir a música arco Iris ( Xuxa), registrar
com tinta guaxe de cores variado o que chamou atenção da criança na musica.
5ª Semana: Levar as crianças a observar as cores
de tinta que temos.
Registrar
a cor vermelha: Pintar com guaxe o coração
Registra
a cor azul: Pintar o céu com buchinha e guaxe e colar estrelas.
Registrar
a cor amarela: Pintar um girassol com cola colorida.
Registrar
a cor verde: Papel crepom molhado.
6ª Semana: Deixar as crianças misturarem as cores
de tinta a seus critérios e observar as cores novas que descobriu. Falar as
crianças, sobre o arco Iris, se sabe o que é quem já viu; Brincar com massinha
nas cores do arco Iris.
7ª Semana: confeccionar um arco Iris com as
crianças. Registrar o arco Iris usando mistura de cores de tinta guaxe com
buchinha.
8ª Semana: Conversar com as crianças sobre as
cores da natureza e seres vivos ( peixes, mar e conchinhas). Escolher um nome
para o peixinho.
9ª Semana:
Conhecendo o sólido e o geométrico
Para
inicia esse tema devemos trazer para sala de aula objetos reais( caixa de pasta
de dente, rolo de papel higiênico e bola) ou imagens com formas diferentes e
instiga-os a levantar a características de cada objetos, questionando -os por exemplo:
Quais desses objetos
podem rolar?
Por que alguns não rolam?
10ª Semana: Nesta aula apresentarei aos alunos a
obra Calmaria II (1929), de Tarsila do Amaral, em tamanho adequado para que
todos os alunos possam observá-la. Trabalharei as cores e as formas através da
releitura da obra. Após construiremos um painel com as atividades das crianças.
Avaliação: Participaram do momento da apreciação
levantamento das características dos objetos.
Reconhecer os sólidos geométricos e suas
características.
Participaram
de apreciação de obra de Tarsila do Amaral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário