terça-feira, 30 de junho de 2015

PLANO DE AULA: 1º ANO

Plano de Aula Bimestral - 2º Bimestre-  Disciplina de arte

Data: 1/4  a  30/6                                   Serie:  1º ano                         Ano letivo:2015

Linguagem artística: Arte visual e musica
Modalidade didática: Aula explicativa, expositiva, atividade em grupo e individual
Conteúdo: Formas geométrica  , linhas e texturas
Objetivo: Fazer com que as crianças conheçam as cores e formas geométricas  que estão presentes em seu cotidiano
Desenvolvimento da aula:
 1º Semana: Organizar as crianças em rodinhas de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores e sobre as formas geométricas.Ilustrações das formas.






2ª Semana: Nesta aula mostrar fotos coloridas para ser trabalhado a colagem, observando a diversidade de cores e ressaltando  suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico ( a cor da roupa da criança, etc).
3ª Semana: Apresentar os blocos lógicos e valorizar suas cores, permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação; vocês conhecem os blocos lógicos?  Quais são essas figuras geométricas? Quais suas cores?
4ª Semana: Ouvir a música arco Iris ( Xuxa), registrar com tinta guaxe de cores variado o que chamou atenção da criança na musica.
5ª Semana: Levar as crianças a observar as cores de tinta que temos.
Registrar a cor vermelha: Pintar com guaxe o coração
Registra a cor azul: Pintar o céu com buchinha e guaxe e colar estrelas.
Registrar a cor amarela: Pintar um girassol com cola colorida.
Registrar a cor verde: Papel crepom molhado.
6ª Semana: Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seus critérios e observar as cores novas que descobriu. Falar as crianças, sobre o arco Iris, se sabe o que é quem já viu; Brincar com massinha nas cores do arco Iris.
7ª Semana: confeccionar um arco Iris com as crianças. Registrar o arco Iris usando mistura de cores de tinta guaxe com buchinha.
8ª Semana: Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos ( peixes, mar e conchinhas). Escolher um nome para o peixinho.

9ª Semana:  Conhecendo o sólido e o geométrico
Para inicia esse tema devemos trazer para sala de aula objetos reais( caixa de pasta de dente, rolo de papel higiênico e bola) ou imagens com formas diferentes e instiga-os a levantar a características de cada objetos, questionando -os  por exemplo:
                 Quais desses objetos podem  rolar?
                      Por que alguns não rolam?
10ª Semana: Nesta aula apresentarei aos alunos a obra Calmaria II (1929), de Tarsila do Amaral, em tamanho adequado para que todos os alunos possam observá-la. Trabalharei as cores e as formas através da releitura da obra. Após construiremos um painel com as atividades das crianças.
Avaliação: Participaram do momento da apreciação levantamento das características dos objetos.
Reconhecer  os sólidos geométricos e suas características.
Participaram de apreciação de obra de Tarsila do Amaral.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES REALIZADAS COM OS 8º ANOS

Ação expressiva: Construiremos uma escada especial, daquelas que nos causam medo ou nos traga uma emoção. MOVIMENTO CORPORAL ...