terça-feira, 9 de agosto de 2016

Plano de aula 1º Ano Dia do Indio

Plano de Aula -  1º Bimestre-    Disciplina de arte
                         Serie:  1º ano                         Ano letivo:2016
Linguagem artística: Arte visual,  Musica  e Dança
Modalidade didática: Aula expositiva dialogada, trabalhando com  recursos  áudio visual
Conteúdo: Linhas, formas, espaços, textura e cores.
Objetivos: Identificar o conhecimento das crianças sobre o universo indígena; caracterizar o espaço ocupado pelos índios, seus hábitos e costumes.
Áudio visual: Video “O pequeno Hiawatha, Danças indígenas, Musica: Curumim  Ei, Ei; Eliana
Desenvolvimento da aula-  1ª aula- 28//3  a 31/3
Roda de conversa: Quem é o índio? Onde ele vive? Como ele se veste? Qual é o seu trabalho? Por que ele se pinta? O que ele come? Eles estudam?
Após a roda de conversa os alunos Ilustrarão  imagens que possam representar as respostas as questões e pedir para que montem painéis que representem cada uma delas. Todos participaram da atividade.
   2ª aula-  4/4 a 8/4
 Uma breve retomada da 1ª aula, em seguida apresente aos alunos o vídeo “ O pequeno Hiawatha.  Após o vídeo criaremos os Cocas representando a cultura indígena. Avaliação: Os alunos participaram da aula muito entusiasmado, gostaram do vídeo achando –o divertido. Na construção dos Cocas os mesmos realizaram com êxito.
3ª aula- 11/4 a 15/4
 Nessa aula identificaremos  o local onde o índio mora, alguns costumes e os animais que o cercam; conhecer e experimentar elementos da cultura indígena.
Como é a casa do índio? Quais os bichos que existem perto da casa deles? Eles são perigosos?
figuras: da casa do índio, dos animais da floresta, crianças indígenas.
Avaliação: Muitos usaram a imaginação e souberam trabalhar com as cores.
4ª aula:18/4 a 20/4  Nessa aula  recordaremos  o local onde o índio mora e os animais que o cercam.  vocês lembram como é a casa do índio? Arte - construir a casa do índio - mostrar figuras que mostrem a oca;  comparar com figuras de casas de "homem branco" - quais as diferenças? de que material é feito a oca?
Colagem: - apresentar diversos materiais” grão de arroz e feijão,  perguntar como poderiam ser usados para construir uma oca através de colagem em papel kraft (A3);
Avaliação: Alguns tiveram dificuldades de trabalhar com o conteúdo espaço. Onde fizeram desenhos pequenos não respeitando o tamanho da folha.
5ª aula e 6ª aula- 25/4 a 29/4 Nessa aula perguntaremos  quais outros materiais seriam interessantes para se utilizar nessa construção e que podem ser encontrados na escola (folhas secas, galhos,pedras,etc.)
 Escultura - apresentar a argila e perguntar como poderia ser usada para construir a oca; utilizar também os materiais encontrados pelas crianças para valorizar o trabalho; sugerir que ao terminarem a oca, façam uma aldeia.
Avaliação: Atividade realizada com êxito.

https://www.facebook.com/claudia.silvapavin

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Plano de Aula  - 2º Bimestre-  Disciplina de arte                               
  Serie:  1º ano                         Ano letivo:2016
Linguagem artística: Arte visual e musica
Modalidade didática: Aula explicativa, expositiva, atividade em grupo e individual
Conteúdo: Formas geométrica, cores , linhas e texturas
Objetivo: Fazer com que as crianças conheçam as cores e formas geométricas  que estão presentes em seu cotidiano.
Desenvolvimento da aula:
 1º aula-2/5 a 6/5: Organizar as crianças em rodinhas de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores e sobre as formas geométricas. Ilustrações das formas.
Avaliação: Os alunos não tiveram dificuldade de manusear  as peças do mosaico geométrico.
2ª aula -9/5 a 13/5 : Nesta aula mostrar fotos coloridas para ser trabalhado a colagem, observando a diversidade de cores e ressaltando  suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico ( a cor da roupa da criança, etc).
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________
3ª aula-16q5 a 20/5: Apresentar os blocos lógicos e valorizar suas cores, permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação; vocês conhecem os blocos lógicos?  Quais são essas figuras geométricas? Quais suas cores? Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________

4ª aula- 23/5 a 27/5 : Ouvir a música arco Iris ( Xuxa), registrar com tinta guaxe de cores  variado o que chamou atenção da criança na música.
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________


5ª aula- 30/5 a 3/6: Levar as crianças a observar as cores de tinta que temos.
Registrar a cor vermelha: Pintar com guaxe o coração
Registra a cor azul: Pintar o céu com buchinha e guaxe e colar estrelas.
Registrar a cor amarela: Pintar um girassol com cola colorida.
Registrar a cor verde: Papel crepom molhado.
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________
6ª aula- 6/6 a 10/6 : Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seus critérios e observar as cores novas que descobriu. Conversar  sobre o arco Iris, se sabem  o que é quem já viu; Brincar com massinha nas cores do arco Iris.
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________
7ª aula- 13/6 a 17/6: confeccionar um arco Iris com as crianças. Registrar o arco Iris usando mistura de cores de tinta guaxe com buchinha.
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________
8ª aula- 20/6 a 24/6 : Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos ( peixes, mar e conchinhas). Escolher um nome para o peixinho.
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________
9ª aula- 27/6 a 1/7:  Conhecendo o sólido e o geométrico
Para inicia esse tema devemos trazer para sala de aula objetos reais( caixa de pasta de dente, rolo de papel higiênico e bola) ou imagens com formas diferentes e instiga-os a levantar a características de cada objetos, questionando -os  por exemplo:
                 Quais desses objetos podem  rolar?
                      Por que alguns não rolam?
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________

10ª aula- 4/7 a 8/7: Nesta aula apresentarei aos alunos a obra Calmaria II (1929), de Tarsila do Amaral, em tamanho adequado para que todos os alunos possam observá-la. Trabalharei as cores e as formas através da releitura da obra. Após construiremos um painel com as atividades das crianças. Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________

sexta-feira, 29 de abril de 2016

3 Xuxa Brincar De índio YouTube

Disney Desenhos - O Pequeno Hiawatha

O amor é a arte de criar algo com a ajuda da capacidade do outro.


A arte de vencer se aprende nas derrotas.


Atividades: Plano de aula 1º ano: Linhas, formas, espaços, textura e cores.


Plano de aula 1º ano: Linhas, formas, espaços, textura e cores.

Plano de Aula -  1º Bimestre-    Disciplina de arte
                                      Serie:  1º ano                         

Linguagem artística: Arte visual,  Musica  e Dança
Modalidade didática: Aula expositiva dialogada, trabalhando com  recursos  áudio visual
Conteúdo: Linhas, formas, espaços, textura e cores.
Objetivos: Identificar o conhecimento das crianças sobre o universo indígena; caracterizar o espaço ocupado pelos índios, seus hábitos e costumes.
Áudio visual: Video “O pequeno Hiawatha, Danças indígenas, Musica: Curumim  Ei, Ei; Eliana
Desenvolvimento da aula-  1ª aula- 28//3  a 31/3
Roda de conversa: Quem é o índio? Onde ele vive? Como ele se veste? Qual é o seu trabalho? Por que ele se pinta? O que ele come? Eles estudam?
Após a roda de conversa os alunos Ilustrarão  imagens que possam representar as respostas as questões e pedir para que montem painéis que representem cada uma delas.
   2ª aula-  4/4 a 8/4
 Uma breve retomada da 1ª aula, em seguida apresente aos alunos o vídeo “ O pequeno Hiawatha.  Após o vídeo criaremos os Cocas representando a cultura indígena. Avaliação:_____________________________________________________________
__________________________________________________________________
3ª aula- 11/4 a 15/4
 Nessa aula identificaremos  o local onde o índio mora, alguns costumes e os animais que o cercam; conhecer e experimentar elementos da cultura indígena.
Como é a casa do índio? Quais os bichos que existem perto da casa deles? Eles são perigosos?
figuras: da casa do índio, dos animais da floresta, crianças indígenas.
Avaliação:_____________________________________________________________
__________________________________________________________________
4ª aula:18/4 a 20/4  Nessa aula  recordaremos  o local onde o índio mora e os animais que o cercam.  vocês lembram como é a casa do índio? Arte - construir a casa do índio - mostrar figuras que mostrem a oca;  comparar com figuras de casas de "homem branco" - quais as diferenças? de que material é feito a oca?
Colagem: - apresentar diversos materiais” grão de arroz e feijão,  perguntar como poderiam ser usados para construir uma oca através de colagem em papel kraft (A3);
Avaliação:____________________________________________________________
_____________________________________________________________________
5ª aula e 6ª aula- 25/4 a 29/4 Nessa aula perguntaremos  quais outros materiais seriam interessantes para se utilizar nessa construção e que podem ser encontrados na escola (folhas secas, galhos,pedras,etc.)
 Escultura - apresentar a argila e perguntar como poderia ser usada para construir a oca; utilizar também os materiais encontrados pelas crianças para valorizar o trabalho; sugerir que ao terminarem a oca, façam uma aldeia.
Avaliação:____________________________________________________________
_____________________________________________________________________
https://www.facebook.com/claudia.silvapavin

Atividade: Plano de Aula- 1º Bimestre- 5º ano-




Plano de Aula- 1º Bimestre- 5º :Conteúdo: Vivencia teatral, jogos teatrais.

Plano de Aula- 1º Bimestre- 5º Ano Disciplina de arte
Serie: 5º ano-Ano letivo:2016

Linguagem artística: Teatro e Arte Visual
Conteúdo: Vivencia teatral, jogos teatrais. 

Objetivos: Compreender os conceitos básicos da linguagem do teatro. 
- Participar de experimentações práticas de caráter lúdico. 
- Trabalhar a expressão corporal a partir de jogos teatrais.
Suporte: Musica fantoche e dedoche

Desenvolvimento da aula: 1ª aula 
Explicar aos alunos que o aquecimento desperta, leva à conscientização corporal e evita machucado na hora dos exercícios. Opções: siga-o-mestre, pular corda, corre-cutia e exercícios de alongamento. Use música e proponha um relaxamento no fim. 

2º aula: Jogos e brincadeiras
Proponha jogos que possibilitem a vivência em grupo e desenvolvam concentração, agilidade, destreza, ritmo, prontidão e desinibição. 
Cabo de guerra sem corda; Divida a turma em grupos de cerca de cinco alunos em cada. De dois em dois grupos acontece à dinâmica do cabo de guerra, sem corda, os alunos deverão simular a brincadeira. Esse exercício ajuda a trabalhar a atenção, pois quando um grupo está puxando a corda invisível, o outro deve estar atento das dificuldades como se estivesse perdendo, se houver uma reviravolta, o grupo que ganhava passa a perder, e assim por diante. Não há vencedores, só a interpretação do jogo em si.

3ª aula: Variações do mesmo tema: É possível fazer esse exercício a partir de uma fala ou de uma cena improvisada com dois ou três alunos. O objetivo é fazer a mesma fala ou cena com emoções diferentes. Inicialmente a fala ou a cena deve ser dita ou feita de modo natural, depois o professor propõe a mesma fala ou cena feita com tristeza, por exemplo, ou com alegria, no ônibus lotado, caindo de um penhasco, saltando de pára-quedas, num naufrágio e o que mais a imaginação criar.

4º aula: FABRICAÇÃO DE DEDOCHES 
Os personagens podem ser fabricados de acordo com o enredo. Fabricaremos os dedoches de papel, recortando de revistas pequenas figuras, e as colaram em saquinhos de 4 por 8 centímetros feitos de papel. 

5ª aula: CRIAÇÃO COLETIVA DE HISTÓRIAS 
Trabalhar com fantoches favorece a produção de textos orais. Para que os alunos se familiarizem com a proposta, é interessante mostrarmos como criar e encenar as histórias, indo para trás do palco. Explicando que é preciso haver sincronia entre a fala e os movimentos do corpo do fantoche e suas emoções. Se ele é malvado, precisa ser agitado bruscamente e a fala é mais alta. 

6ª aula: Avaliação 
Nas ultimas aulas, incentivar os estudantes a montar uma apresentação. Utilizando as cenas de que mais gostaram durante o processo de apreciação e refazê-las - dessa vez, construindo um pequeno cenário e usando figurinos -, escolher um texto curto e criar algo coletivamente para apresentar as crianças dos 1º anos.

Sit para pesquisa: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/vivencias-teatrais

http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/artes-exercicios-cenicos.htm
https://www.facebook.com/claudia.silvapavin

Atividades 4º ano :Materialidade na arte, pinturas, colagem e escultura.













ATIVIDADES REALIZADAS COM OS 8º ANOS

Ação expressiva: Construiremos uma escada especial, daquelas que nos causam medo ou nos traga uma emoção. MOVIMENTO CORPORAL ...