A arte é utilizada na aprendizagem e no desenvolvimento do indivíduo, para a formação de seu senso crítico e afetivo. Porém muitas vezes as pessoas não são incentivadas a buscar dentro de si a criatividade e principalmente trabalhar suas emoções . A imagem que é passada é somente apreciar as grandes obras e não a do despertar da capacidade criadora.
quinta-feira, 3 de novembro de 2016
quinta-feira, 20 de outubro de 2016
quarta-feira, 19 de outubro de 2016
terça-feira, 18 de outubro de 2016
sexta-feira, 7 de outubro de 2016
segunda-feira, 3 de outubro de 2016
terça-feira, 30 de agosto de 2016
terça-feira, 9 de agosto de 2016
Plano de aula 1º Ano Dia do Indio
Plano de Aula - 1º Bimestre-
Disciplina de arte
Serie: 1º ano
Ano letivo:2016
Linguagem artística: Arte visual, Musica e Dança
Modalidade didática: Aula expositiva dialogada,
trabalhando com recursos áudio visual
Conteúdo: Linhas, formas, espaços, textura e cores.
Objetivos: Identificar o conhecimento das
crianças sobre o universo indígena; caracterizar o espaço ocupado pelos índios,
seus hábitos e costumes.
Áudio visual:
Video “O pequeno Hiawatha, Danças indígenas, Musica: Curumim Ei, Ei; Eliana
Desenvolvimento da aula- 1ª aula- 28//3
a 31/3
Roda de conversa: Quem é o índio? Onde ele vive? Como
ele se veste? Qual é o seu trabalho? Por que ele se pinta? O que ele come? Eles
estudam?
Após
a roda de conversa os alunos Ilustrarão imagens que possam representar as respostas as
questões e pedir para que montem painéis que representem cada uma delas. Todos
participaram da atividade.
2ª aula- 4/4 a 8/4
Uma breve retomada da 1ª aula, em seguida
apresente aos alunos o vídeo “ O pequeno Hiawatha. Após o vídeo criaremos os Cocas representando
a cultura indígena. Avaliação: Os alunos participaram da aula muito entusiasmado,
gostaram do vídeo achando –o divertido. Na construção dos Cocas os mesmos
realizaram com êxito.
3ª aula- 11/4 a 15/4
Nessa aula identificaremos o local onde o índio mora, alguns costumes e
os animais que o cercam; conhecer e experimentar elementos da cultura indígena.
Como é a casa
do índio? Quais os bichos que existem perto da casa deles? Eles são perigosos?
figuras: da
casa do índio, dos animais da floresta, crianças indígenas.
Avaliação:
Muitos usaram a imaginação e souberam trabalhar com as cores.
4ª aula:18/4 a 20/4 Nessa
aula recordaremos o local onde o índio mora e os animais que o
cercam. vocês lembram como é a casa do índio? Arte - construir a casa do índio -
mostrar figuras que mostrem a oca; comparar
com figuras de casas de "homem branco" - quais as diferenças? de que
material é feito a oca?
Colagem: -
apresentar diversos materiais” grão de arroz e feijão, perguntar como poderiam ser usados para
construir uma oca através de colagem em papel kraft (A3);
Avaliação:
Alguns tiveram dificuldades de trabalhar com o conteúdo espaço. Onde fizeram
desenhos pequenos não respeitando o tamanho da folha.
5ª aula e 6ª aula- 25/4 a 29/4 Nessa aula perguntaremos quais outros materiais seriam interessantes
para se utilizar nessa construção e que podem ser encontrados na escola (folhas
secas, galhos,pedras,etc.)
Escultura - apresentar a argila e
perguntar como poderia ser usada para construir a oca; utilizar também os
materiais encontrados pelas crianças para valorizar o trabalho; sugerir que ao
terminarem a oca, façam uma aldeia.
Avaliação:
Atividade realizada com êxito.
Sit de pesquisa: http://professorajuce.blogspot.com.br/2014/02/projeto-identidade-tudo-sobre-mim-pre-ii.html
https://www.facebook.com/claudia.silvapavin
sexta-feira, 20 de maio de 2016
quarta-feira, 4 de maio de 2016
Plano de Aula - 2º Bimestre-
Disciplina de arte
Serie: 1º ano Ano letivo:2016
Linguagem
artística: Arte visual e musica
Modalidade
didática: Aula explicativa, expositiva, atividade em grupo e individual
Conteúdo:
Formas geométrica, cores , linhas e texturas
Objetivo:
Fazer com que as crianças conheçam as cores e formas geométricas que estão presentes em seu cotidiano.
Desenvolvimento da aula:
1º aula-2/5
a 6/5: Organizar as crianças em rodinhas de forma que todas possam olhar-se
e interagir. Conversar sobre as cores e sobre as formas geométricas.
Ilustrações das formas.
Avaliação: Os alunos não tiveram dificuldade de
manusear as peças do mosaico geométrico.
2ª aula -9/5 a 13/5 : Nesta aula mostrar fotos coloridas
para ser trabalhado a colagem, observando a diversidade de cores e
ressaltando suas formas. Perguntar a cor
preferida de cada um, trabalhando com o lúdico ( a cor da roupa da criança,
etc).
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________
3ª aula-16q5 a 20/5: Apresentar os blocos lógicos e
valorizar suas cores, permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas
para despertar sua observação; vocês conhecem os blocos lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais
suas cores? Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________
4ª aula- 23/5 a 27/5 : Ouvir a música arco Iris ( Xuxa),
registrar com tinta guaxe de cores variado o que chamou atenção da criança na música.
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________
5ª aula- 30/5 a 3/6: Levar as crianças a observar as cores
de tinta que temos.
Registrar
a cor vermelha: Pintar com guaxe o coração
Registra
a cor azul: Pintar o céu com buchinha e guaxe e colar estrelas.
Registrar
a cor amarela: Pintar um girassol com cola colorida.
Registrar
a cor verde: Papel crepom molhado.
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________
6ª aula- 6/6 a 10/6 : Deixar as crianças misturarem as cores
de tinta a seus critérios e observar as cores novas que descobriu. Conversar sobre o arco Iris, se sabem o que é quem já viu; Brincar com massinha nas
cores do arco Iris.
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________
7ª aula- 13/6 a 17/6: confeccionar um arco Iris com as
crianças. Registrar o arco Iris usando mistura de cores de tinta guaxe com
buchinha.
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________
8ª aula- 20/6 a 24/6 : Conversar com as crianças sobre as
cores da natureza e seres vivos ( peixes, mar e conchinhas). Escolher um nome
para o peixinho.
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________
9ª aula- 27/6 a 1/7:
Conhecendo o sólido e o geométrico
Para
inicia esse tema devemos trazer para sala de aula objetos reais( caixa de pasta
de dente, rolo de papel higiênico e bola) ou imagens com formas diferentes e
instiga-os a levantar a características de cada objetos, questionando -os por exemplo:
Quais desses objetos
podem rolar?
Por que alguns não rolam?
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________
10ª aula- 4/7 a 8/7: Nesta aula apresentarei aos alunos a
obra Calmaria II (1929), de Tarsila do Amaral, em tamanho adequado para que
todos os alunos possam observá-la. Trabalharei as cores e as formas através da
releitura da obra. Após construiremos um painel com as atividades das crianças.
Avaliação:_________________________________________________________________________________________________________________________________
sexta-feira, 29 de abril de 2016
Plano de aula 1º ano: Linhas, formas, espaços, textura e cores.
Plano de Aula - 1º Bimestre-
Disciplina de arte
Serie: 1º ano
Linguagem artística: Arte visual, Musica e Dança
Modalidade didática: Aula expositiva dialogada,
trabalhando com recursos áudio visual
Conteúdo: Linhas, formas, espaços, textura e cores.
Objetivos: Identificar o conhecimento das
crianças sobre o universo indígena; caracterizar o espaço ocupado pelos índios,
seus hábitos e costumes.
Áudio visual:
Video “O pequeno Hiawatha, Danças indígenas, Musica: Curumim Ei, Ei; Eliana
Roda de conversa: Quem é o índio? Onde ele vive? Como
ele se veste? Qual é o seu trabalho? Por que ele se pinta? O que ele come? Eles
estudam?
Após
a roda de conversa os alunos Ilustrarão imagens que possam representar as respostas as
questões e pedir para que montem painéis que representem cada uma delas.
2ª aula- 4/4 a 8/4
Uma breve retomada da 1ª aula, em seguida
apresente aos alunos o vídeo “ O pequeno Hiawatha. Após o vídeo criaremos os Cocas representando
a cultura indígena.
Avaliação:_____________________________________________________________
__________________________________________________________________
3ª aula- 11/4 a 15/4
Nessa aula identificaremos o local onde o índio mora, alguns costumes e
os animais que o cercam; conhecer e experimentar elementos da cultura indígena.
Como é a casa
do índio? Quais os bichos que existem perto da casa deles? Eles são perigosos?
figuras: da
casa do índio, dos animais da floresta, crianças indígenas.
Avaliação:_____________________________________________________________
__________________________________________________________________
4ª aula:18/4 a 20/4 Nessa
aula recordaremos o local onde o índio mora e os animais que o
cercam. vocês lembram como é a casa do índio? Arte - construir a casa do índio -
mostrar figuras que mostrem a oca; comparar
com figuras de casas de "homem branco" - quais as diferenças? de que
material é feito a oca?
Colagem: -
apresentar diversos materiais” grão de arroz e feijão, perguntar como poderiam ser usados para
construir uma oca através de colagem em papel kraft (A3);
Avaliação:____________________________________________________________
_____________________________________________________________________
5ª aula e 6ª aula- 25/4 a 29/4 Nessa aula perguntaremos quais outros materiais seriam interessantes
para se utilizar nessa construção e que podem ser encontrados na escola (folhas
secas, galhos,pedras,etc.)
Escultura - apresentar a argila e
perguntar como poderia ser usada para construir a oca; utilizar também os
materiais encontrados pelas crianças para valorizar o trabalho; sugerir que ao
terminarem a oca, façam uma aldeia.
Avaliação:____________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Sit de pesquisa: http://professorajuce.blogspot.com.br/2014/02/projeto-identidade-tudo-sobre-mim-pre-ii.html
https://www.facebook.com/claudia.silvapavin
Plano de Aula- 1º Bimestre- 5º :Conteúdo: Vivencia teatral, jogos teatrais.
Plano de Aula- 1º Bimestre- 5º Ano Disciplina de arte
Serie: 5º ano-Ano letivo:2016
Linguagem artística: Teatro e Arte Visual
Conteúdo: Vivencia teatral, jogos teatrais.
Objetivos: Compreender os conceitos básicos da linguagem do teatro.
- Participar de experimentações práticas de caráter lúdico.
- Trabalhar a expressão corporal a partir de jogos teatrais.
Suporte: Musica fantoche e dedoche
Desenvolvimento da aula: 1ª aula
Explicar aos alunos que o aquecimento desperta, leva à conscientização corporal e evita machucado na hora dos exercícios. Opções: siga-o-mestre, pular corda, corre-cutia e exercícios de alongamento. Use música e proponha um relaxamento no fim.
2º aula: Jogos e brincadeiras
Proponha jogos que possibilitem a vivência em grupo e desenvolvam concentração, agilidade, destreza, ritmo, prontidão e desinibição.
Cabo de guerra sem corda; Divida a turma em grupos de cerca de cinco alunos em cada. De dois em dois grupos acontece à dinâmica do cabo de guerra, sem corda, os alunos deverão simular a brincadeira. Esse exercício ajuda a trabalhar a atenção, pois quando um grupo está puxando a corda invisível, o outro deve estar atento das dificuldades como se estivesse perdendo, se houver uma reviravolta, o grupo que ganhava passa a perder, e assim por diante. Não há vencedores, só a interpretação do jogo em si.
3ª aula: Variações do mesmo tema: É possível fazer esse exercício a partir de uma fala ou de uma cena improvisada com dois ou três alunos. O objetivo é fazer a mesma fala ou cena com emoções diferentes. Inicialmente a fala ou a cena deve ser dita ou feita de modo natural, depois o professor propõe a mesma fala ou cena feita com tristeza, por exemplo, ou com alegria, no ônibus lotado, caindo de um penhasco, saltando de pára-quedas, num naufrágio e o que mais a imaginação criar.
4º aula: FABRICAÇÃO DE DEDOCHES
Os personagens podem ser fabricados de acordo com o enredo. Fabricaremos os dedoches de papel, recortando de revistas pequenas figuras, e as colaram em saquinhos de 4 por 8 centímetros feitos de papel.
5ª aula: CRIAÇÃO COLETIVA DE HISTÓRIAS
Trabalhar com fantoches favorece a produção de textos orais. Para que os alunos se familiarizem com a proposta, é interessante mostrarmos como criar e encenar as histórias, indo para trás do palco. Explicando que é preciso haver sincronia entre a fala e os movimentos do corpo do fantoche e suas emoções. Se ele é malvado, precisa ser agitado bruscamente e a fala é mais alta.
6ª aula: Avaliação
Nas ultimas aulas, incentivar os estudantes a montar uma apresentação. Utilizando as cenas de que mais gostaram durante o processo de apreciação e refazê-las - dessa vez, construindo um pequeno cenário e usando figurinos -, escolher um texto curto e criar algo coletivamente para apresentar as crianças dos 1º anos.
Sit para pesquisa: http:// rede.novaescolaclube.org.br /planos-de-aula/ vivencias-teatrais
http:// educacao.uol.com.br/ planos-de-aula/fundamental/ artes-exercicios-cenicos.ht m
https://www.facebook.com/ claudia.silvapavin
Serie: 5º ano-Ano letivo:2016
Linguagem artística: Teatro e Arte Visual
Conteúdo: Vivencia teatral, jogos teatrais.
Objetivos: Compreender os conceitos básicos da linguagem do teatro.
- Participar de experimentações práticas de caráter lúdico.
- Trabalhar a expressão corporal a partir de jogos teatrais.
Suporte: Musica fantoche e dedoche
Desenvolvimento da aula: 1ª aula
Explicar aos alunos que o aquecimento desperta, leva à conscientização corporal e evita machucado na hora dos exercícios. Opções: siga-o-mestre, pular corda, corre-cutia e exercícios de alongamento. Use música e proponha um relaxamento no fim.
2º aula: Jogos e brincadeiras
Proponha jogos que possibilitem a vivência em grupo e desenvolvam concentração, agilidade, destreza, ritmo, prontidão e desinibição.
Cabo de guerra sem corda; Divida a turma em grupos de cerca de cinco alunos em cada. De dois em dois grupos acontece à dinâmica do cabo de guerra, sem corda, os alunos deverão simular a brincadeira. Esse exercício ajuda a trabalhar a atenção, pois quando um grupo está puxando a corda invisível, o outro deve estar atento das dificuldades como se estivesse perdendo, se houver uma reviravolta, o grupo que ganhava passa a perder, e assim por diante. Não há vencedores, só a interpretação do jogo em si.
3ª aula: Variações do mesmo tema: É possível fazer esse exercício a partir de uma fala ou de uma cena improvisada com dois ou três alunos. O objetivo é fazer a mesma fala ou cena com emoções diferentes. Inicialmente a fala ou a cena deve ser dita ou feita de modo natural, depois o professor propõe a mesma fala ou cena feita com tristeza, por exemplo, ou com alegria, no ônibus lotado, caindo de um penhasco, saltando de pára-quedas, num naufrágio e o que mais a imaginação criar.
4º aula: FABRICAÇÃO DE DEDOCHES
Os personagens podem ser fabricados de acordo com o enredo. Fabricaremos os dedoches de papel, recortando de revistas pequenas figuras, e as colaram em saquinhos de 4 por 8 centímetros feitos de papel.
5ª aula: CRIAÇÃO COLETIVA DE HISTÓRIAS
Trabalhar com fantoches favorece a produção de textos orais. Para que os alunos se familiarizem com a proposta, é interessante mostrarmos como criar e encenar as histórias, indo para trás do palco. Explicando que é preciso haver sincronia entre a fala e os movimentos do corpo do fantoche e suas emoções. Se ele é malvado, precisa ser agitado bruscamente e a fala é mais alta.
6ª aula: Avaliação
Nas ultimas aulas, incentivar os estudantes a montar uma apresentação. Utilizando as cenas de que mais gostaram durante o processo de apreciação e refazê-las - dessa vez, construindo um pequeno cenário e usando figurinos -, escolher um texto curto e criar algo coletivamente para apresentar as crianças dos 1º anos.
Sit para pesquisa: http://
http://
https://www.facebook.com/
Assinar:
Postagens (Atom)
ATIVIDADES REALIZADAS COM OS 8º ANOS
Ação expressiva: Construiremos uma escada especial, daquelas que nos causam medo ou nos traga uma emoção. MOVIMENTO CORPORAL ...
-
Plano de Aula Bimestral - 1º Bimestre- Disciplina de arte Data: 11/2 a 31/3 Serie: 3 º ano Ano letiv...
-
Arte naïf ou arte primitiva moderna é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem preparação académica na arte que ex...
-
Plano de Aula 1º Bimestre- 4º Ano Disciplina de arte Serie: 4º ano Ano letivo 2016 Linguagem artística: Arte visual e Musica Modali...