sexta-feira, 29 de abril de 2016

Plano de Aula- 1º Bimestre- 5º :Conteúdo: Vivencia teatral, jogos teatrais.

Plano de Aula- 1º Bimestre- 5º Ano Disciplina de arte
Serie: 5º ano-Ano letivo:2016

Linguagem artística: Teatro e Arte Visual
Conteúdo: Vivencia teatral, jogos teatrais. 

Objetivos: Compreender os conceitos básicos da linguagem do teatro. 
- Participar de experimentações práticas de caráter lúdico. 
- Trabalhar a expressão corporal a partir de jogos teatrais.
Suporte: Musica fantoche e dedoche

Desenvolvimento da aula: 1ª aula 
Explicar aos alunos que o aquecimento desperta, leva à conscientização corporal e evita machucado na hora dos exercícios. Opções: siga-o-mestre, pular corda, corre-cutia e exercícios de alongamento. Use música e proponha um relaxamento no fim. 

2º aula: Jogos e brincadeiras
Proponha jogos que possibilitem a vivência em grupo e desenvolvam concentração, agilidade, destreza, ritmo, prontidão e desinibição. 
Cabo de guerra sem corda; Divida a turma em grupos de cerca de cinco alunos em cada. De dois em dois grupos acontece à dinâmica do cabo de guerra, sem corda, os alunos deverão simular a brincadeira. Esse exercício ajuda a trabalhar a atenção, pois quando um grupo está puxando a corda invisível, o outro deve estar atento das dificuldades como se estivesse perdendo, se houver uma reviravolta, o grupo que ganhava passa a perder, e assim por diante. Não há vencedores, só a interpretação do jogo em si.

3ª aula: Variações do mesmo tema: É possível fazer esse exercício a partir de uma fala ou de uma cena improvisada com dois ou três alunos. O objetivo é fazer a mesma fala ou cena com emoções diferentes. Inicialmente a fala ou a cena deve ser dita ou feita de modo natural, depois o professor propõe a mesma fala ou cena feita com tristeza, por exemplo, ou com alegria, no ônibus lotado, caindo de um penhasco, saltando de pára-quedas, num naufrágio e o que mais a imaginação criar.

4º aula: FABRICAÇÃO DE DEDOCHES 
Os personagens podem ser fabricados de acordo com o enredo. Fabricaremos os dedoches de papel, recortando de revistas pequenas figuras, e as colaram em saquinhos de 4 por 8 centímetros feitos de papel. 

5ª aula: CRIAÇÃO COLETIVA DE HISTÓRIAS 
Trabalhar com fantoches favorece a produção de textos orais. Para que os alunos se familiarizem com a proposta, é interessante mostrarmos como criar e encenar as histórias, indo para trás do palco. Explicando que é preciso haver sincronia entre a fala e os movimentos do corpo do fantoche e suas emoções. Se ele é malvado, precisa ser agitado bruscamente e a fala é mais alta. 

6ª aula: Avaliação 
Nas ultimas aulas, incentivar os estudantes a montar uma apresentação. Utilizando as cenas de que mais gostaram durante o processo de apreciação e refazê-las - dessa vez, construindo um pequeno cenário e usando figurinos -, escolher um texto curto e criar algo coletivamente para apresentar as crianças dos 1º anos.

Sit para pesquisa: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/vivencias-teatrais

http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/artes-exercicios-cenicos.htm
https://www.facebook.com/claudia.silvapavin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES REALIZADAS COM OS 8º ANOS

Ação expressiva: Construiremos uma escada especial, daquelas que nos causam medo ou nos traga uma emoção. MOVIMENTO CORPORAL ...