quarta-feira, 27 de abril de 2016

Plano de aula 2º ano: Conteúdos linhas e arte indigena

Plano de Aula Bimestral-  1º Bimestre- 2º Ano   Disciplina de arte
Serie:  2º ano                         Ano letivo:2016
Linguagem artística: Arte visual,  Musica  e Dança
Modalidade didática: Aula expositiva dialogada, desenho, pintura e produções culturais  indígena.
Conteúdo: Linhas, formas, textura e cores.
Objetivos: Identificar vários tipos de linhas, reconhecer as  características  das linhas nos traçados  de figuras e reconhecer o tipo de linhas utilizadas nas artes indígenas.
Suporte: Áudio visual, tintas guaches, pinceis
Desenvolvimento da aula: 1ª aula
Apresentar aos alunos o conteúdo  linhas e suas formas, deixando-os livre para criação
Avaliação: Tiveram dificuldades de ilustrar desenhos na folha do caderno, muitos não respeitaram o espaço e formas. Desenharam miniaturas.
2º aula: Trabalharemos a imagem do artista Picasso, “Picasso em uma só linha” para a elaboração do processo de criação. Perguntaremos  às crianças se elas já imaginaram como seriam as coisas, se fossem feitas somente de linhas, relatar que Pablo Picasso criou muitas obras assim e mostre a imagem. Convide a turma para transformar diferentes objetos em desenhos com só uma linha.
Avaliação: atividade com grau de dificuldade para alguns para respeitar as formas e tamanho. Auxilio da professora em desenhar na lousa.

3ª aula: Exponha os desenhos da aula anterior no mural para a apreciação dos estudantes e peça que contem como  fizeram.
Avaliação: Aula dialogada entre professorar  e aluno. Bom desenvolvimento para se expressarem.

4ª aula: Ofereça pedaço de  barbante ou lã para cada criança. Sugira que experimentem desenhar com esse material. Enquanto os estudantes produzem, caminhe pela sala e fotografe os desenhos.
Avaliação: Nesta aula os alunos demostraram um bom desenvolvimento e imaginação para suas criações.

5º aula: Apresente imagens do trabalho de Edith Derdyk. Deixe que os estudantes comentem sobre o procedimento utilizado por ela e fale sobre o desenho. Divida a classe em pequenos grupos para que escolham um lugar da escola onde queiram produzir uma obra dessa natureza com lã ou barbante. Acompanhe a turma fotografando. Depois, convide todos a visitar o local e comentar sobre os desenhos realizados pelos colegas.
Avaliação: Os alunos deixaram  sua imaginação fluir e conseguiram enxergar coisas diferenciadas em cada imagem.
6ª aula: Organize as produções e comente sobre os tipos de linhas e imagens que aparecem e como cruzam o espaço e formam  figuras. Distribua cartolinas, pincéis e tinta guache preta e convide os alunos a registrar as linhas realizadas no espaço.
Avaliação: Muito nesta aula tiveram dificuldade de ilustrar somente linhas, e fizeram figuras conhecidas do cotidiano dos mesmos.

7ª aula: Aguarde a tinta secar e convide os alunos a dar um nome a cada processo de criação. Monte uma roda de conversa sobre o que mais gostaram de realizar.
Avaliação:

8ª aula: Nesta aula apresentarei aos alunos a arte indígena, pintura corporal, porem trabalharemos em suporte diferenciado “ rolo de papel higiênico”. Elaboraremos no suporte as pinturas utilizando o conteúdo linhas e formas.
Avaliação:_____________________________________________________________
__________________________________________________________________
9ª aula: Trazer para o ambiente sala de aula o cântico indígena e assim trabalharmos a dança e a musica utilizando o suporte a bandinha.
Avaliação:_____________________________________________________________
____________________________________________________________________
                               http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/mostra-de-desenhos-
                                https://www.youtube.com/watch?v=6FRqq4geU0w

                                https://www.facebook.com/claudia.silvapavin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES REALIZADAS COM OS 8º ANOS

Ação expressiva: Construiremos uma escada especial, daquelas que nos causam medo ou nos traga uma emoção. MOVIMENTO CORPORAL ...