Plano de Aula Bimestral- 1º Bimestre- 1º Ano Disciplina
de arte
Serie: 1º ano
Ano letivo:2016
Linguagem artística: Arte visual, Musica, Teatro e Dança
Modalidade didática: Aula expositiva dialogada,
trabalhando com recursos literários, recursos
áudio visual e jogos teatrais
Conteúdo: Linhas, formas, espaços, textura e cores.
Objetivos: Possibilitar que o aluno
construa sua identidade e autonomia, através das brincadeiras, da convivência com seus
pares em diferentes situações. Desenvolver a autoconfiança realizando as
atividades proposta utilizando os jogos teatrais. Criar um ambiente que possibilite a
experimentação dos diferentes elementos da linguagem visual, linhas e formas.
Desenvolver habilidades com pintura depois
de ouvir uma historia.
Suporte: Recursos literários; Ziraldo “Um amor de família”; Ziraldo “ Minha casa- Cada um mora onde
pode.”
Áudio visual:
Musica Palavra cantada-Eu; A família-
Tio Isac; A casa – Vinicius de Moraes;
Tem alguém em casa?- Clip infantil
Desenvolvimento da aula: 1ª aula
Apresentação,
socialização com os amigos, observação da imagem do amiguinho. Roda de conversa
professora e aluno.
Avaliação:
Nesta atividade os alunos tiveram capacidade de experimentar sensações de todos
os tipos, através da percepção de impressão recebidas.
2ª aula: Uma breve retomada da 1ª aula, em
seguida apresente aos alunos um espelho, onde os mesmos irão observar sua
própria imagem no espelho. Com isto os
alunos irão ilustrar sua própria imagem na folha canson, e assim construiremos
o autorretrato. Suporte trabalhado;
musica, Você vai gostar de mim- Xuxa
Avaliação:
Experimentaram as sensações, muitos tiveram vergonha de observar a própria
imagem no espelho. Outros adoraram e usaram muita criatividade em fazer o
autorretrato.
3ª aula : Nessa aula apresentaremos o vídeo
musical com o tema “Família”- Tio Isaac, através da musica realizaremos uma roda de conversa
sobre o tema apresentado e após os mesmo ilustrarão sua familia.
Avaliação:
trabalhamos o movimento corporal e as sensações, falaram sobre a família e acontecimentos
que surgiram na vida dos mesmos.
4ª aula: Retomando as questões os alunos
elaborarão sua criação artística, “Tema família”.
Em qual
momento você fica muito feliz? Em qual
momento você fica triste? Nessa aula trabalhei com o vídeo onde mostra vários
momentos de choro de criança, e cenas dos personagens da turma do Chaves
chorando.
Avaliação:
Essa atividade muitos lembraram dos
momentos que passam com seus familiares,
principalmente as agressões físicas e verbais.
Também falaram sobre as
desobediências os motivos que ficam de castigo.
5ª aula: Nessa aula iremos trabalhar a
historia do livro infantil; Ziraldo “Um amor de família”; Ziraldo “ Minha casa- cada um mora onde pode.”
: Apresentarei aos alunos o vídeo da
musica: A casa Vinicius de Moraes, e após os alunos ilustrarão suas casas
usando o desenho de memoria.
Avaliação:
Essa atividade foi muito interessante, pois apesar de muitos não terem os
familiares pertos, eles desenhavam as
casas da formam que elas são, roupas nos varais e animais de estimação.
6º aula: Diante dos relatos da convivência familiar
e a elaboração artística, vamos encenar os jogos teatrais, dividido em dois
momentos: o triste e o alegre.
Avaliação:
Retomando a 4ª aula os alunos demostraram através da imagem facial o momento que eles mais gostaram.
Nessa aula eles já estavam familiarizado
uns com outros.
7ª aula: Trabalharemos as cores e textura com massinhas de modelar
utilizando como base as imagens Clip
infantil- Tem alguém em casa?
E com isto criaremos
nossa casa usando os conteúdos colagens e recortes.
Avaliação:
Aula lúdica e livre para que eles se expressassem através dos conteúdos
trabalhado, atividade proposta realizada por todos.
Sit de pesquisa: http://professorajuce.blogspot.com.br/2014/02/projeto-identidade-tudo-sobre-mim-pre-ii.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário