Plano de Aula Bimestral- 1º Bimestre- 2º Ano Disciplina
de arte
Serie:
2º ano Ano letivo:2016
Linguagem artística: Arte visual, Musica e Dança
Modalidade didática: Aula expositiva dialogada, desenho,
pintura e produções culturais indígena.
Conteúdo: Linhas, formas, textura e cores.
Objetivos: Identificar vários tipos de linhas,
reconhecer as características das linhas nos traçados de figuras e reconhecer o tipo de linhas
utilizadas nas artes indígenas.
Suporte: Áudio visual, tintas guaches, pinceis
Desenvolvimento da aula: 1ª aula
Apresentar
aos alunos o conteúdo linhas e suas
formas, deixando-os livre para criação
Avaliação:
Tiveram dificuldades de ilustrar desenhos na folha do caderno, muitos não
respeitaram o espaço e formas. Desenharam miniaturas.
2º aula: Trabalharemos a imagem do artista
Picasso, “Picasso em uma só linha”
para a elaboração do processo de criação. Perguntaremos às crianças se elas
já imaginaram como seriam as coisas, se fossem feitas somente de linhas,
relatar que Pablo Picasso criou muitas obras assim e mostre a imagem. Convide a
turma para transformar diferentes objetos em desenhos com só uma linha.
Avaliação: atividade com grau de dificuldade para alguns
para respeitar as formas e tamanho. Auxilio da professora em desenhar na lousa.
3ª aula: Exponha os desenhos da aula anterior no mural para
a apreciação dos estudantes e peça que contem como fizeram.
Avaliação: Aula dialogada entre professorar e aluno. Bom desenvolvimento para se
expressarem.
4ª aula: Ofereça pedaço de barbante ou lã para cada criança. Sugira que
experimentem desenhar com esse material. Enquanto os estudantes produzem,
caminhe pela sala e fotografe os desenhos.
Avaliação: Nesta aula os alunos demostraram um bom
desenvolvimento e imaginação para suas criações.
5º aula: Apresente imagens do trabalho de Edith
Derdyk. Deixe que os estudantes comentem sobre o procedimento utilizado por ela
e fale sobre o desenho. Divida a classe em pequenos grupos para que escolham um
lugar da escola onde queiram produzir uma obra dessa natureza com lã ou
barbante. Acompanhe a turma fotografando. Depois, convide todos a visitar o
local e comentar sobre os desenhos realizados pelos colegas.
Avaliação: Os alunos deixaram sua imaginação fluir e conseguiram enxergar
coisas diferenciadas em cada imagem.
6ª aula: Organize as produções e comente sobre
os tipos de linhas e imagens que aparecem e como cruzam o espaço e formam figuras. Distribua cartolinas, pincéis e tinta
guache preta e convide os alunos a registrar as linhas realizadas no espaço.
Avaliação: Muito nesta aula tiveram dificuldade
de ilustrar somente linhas, e fizeram figuras conhecidas do cotidiano dos
mesmos.
7ª aula: Aguarde a tinta secar e convide os
alunos a dar um nome a cada processo de criação. Monte uma roda de conversa
sobre o que mais gostaram de realizar.
Avaliação:
8ª aula: Nesta aula apresentarei aos alunos a
arte indígena, pintura corporal, porem trabalharemos em suporte diferenciado “
rolo de papel higiênico”. Elaboraremos no suporte as pinturas utilizando o
conteúdo linhas e formas.
Avaliação:_____________________________________________________________
__________________________________________________________________
9ª
aula: Trazer para o
ambiente sala de aula o cântico indígena e assim trabalharmos a dança e a
musica utilizando o suporte a bandinha.
Avaliação:_____________________________________________________________
____________________________________________________________________
http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/mostra-de-desenhos-
Nenhum comentário:
Postar um comentário