quarta-feira, 9 de abril de 2014

ATIVIDADE ;PEGA O RATO

Pega o rato


Faça com seus alunos um jogo que vai chamar a atenção



Objetivos:
Promover a interação social e afetiva entre as crianças;
★ Desenvolver a motricidade, a atenção, a percepção e o foco.

Para se divertir não basta ter um caro brinquedo, mas muita vontade de brincar e imaginação. Infelizmente, com um estímulo cada vez maior para o consumo, desde as primeiras fases da vida, muitas crianças perderam a capacidade de se divertirem quando não estão com seus caros presentes. E um papel da escola é fazer com que os pequenos tenham autonomia, e isso começa com a construção de seus próprios jogos e brincadeiras.
Por esse motivo e para estimular entre tantas coisas, a atenção, a percepção e a motricidade, a professora de Educação Infantil Raquel B. Gottardi, sugeriu o Jogo do Gato e do Rato, em que os próprios alunos podem construir as peças e jogar de forma bastante divertida. Veja como:

Dica esperta!
As regras podem ser adaptadas da forma que o professor e as crianças desejarem.

Dica esperta!
Caso o professor esteja trabalhando outros animais com as crianças os desenhos podem ser trocados, por exemplo, o jogo da aranha e da mosca, ou do cachorro e do gato etc.

Dica esperta!
Que tal, antes de jogar, contar uma história bem divertida sobre gatos e ratos para os pequenos, ou então, quem sabe mostrar um dos episódios da perseguição infantil mais antiga: ``Tom e Jerry``?

Jogo do Gato e do Rato
Materiais:
 Caixa de papelão
 Color set
 Tampinhas de garrafa
 Prego
 E.V.A.
 Cola
 Barbante
 Galão de água vazio
Objetivo do jogo: Ser o último rato a permanecer no queijo sem ser capturado.
Modo de jogar: Posicione o queijo (papelão) no centro de uma mesa; coloque cada ratinho dentro do queijo, porém, com o rabo (barbante) esticado para fora do mesmo. Cada participante segurará na ponta do rabo do rato. O gato, que será um outro participante, jogará o dado, se cair a imagem do gato (galão de água), ele terá de agir para abocanhar todos os ratos de uma só vez, abaixando o galão sobre o queijo, mantendo-os presos dentro do galão; se cair o dado com nenhuma imagem, o gato não realiza nenhuma ação e os ratos permanecem parados.
Regras: O rato que for capturado sai do jogo.
Passo a passo: Tabuleiro
1. Corte o fundo
 de uma caixa de papelão.
2. Encape esse fundo com o color set azul.
3. Cole o queijo feito de papel color set amarelo (molde) no centro desse tabuleiro.
Ratinhos
4. Fure as laterais
 das tampinhas com a ajuda de um prego bem quente (aquecido no fogo) preso com alicate.
5. Sobre a tampinha que foi feito o furo, cole com cola de E.V.A. ou cola quente o ratinho (molde) que foi desenhado em pequenos círculos de E.V.A.
6. Amarre o barbante no furo lateral da tampinha.
Gato
7. Recorte a parte superior 
do galão de água e, nele, cole os moldes do gato (orelhas, olhos etc).
Dado
8. Cole o dado
 (molde) e, com o marcador permanente, fazer as marcações. Não se esqueça de desenhar em pelo menos dois lados do dado a carinha de um gato.

Dica de leitura!
 O gato da Xícara de Chá
Uma garota sonha com o gato pintado no fundo de uma xícara de chá chinesa, que é a coisa de que mais gosta na casa da avó. Juntos, vão à China e conhecem uma fábrica onde os gatos treinam para entrar em suas xícaras!
Autora: Anna Flora
Editora: Moderna
Preço: R$ 35,90.
Onde encontrar: www.moderna.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES REALIZADAS COM OS 8º ANOS

Ação expressiva: Construiremos uma escada especial, daquelas que nos causam medo ou nos traga uma emoção. MOVIMENTO CORPORAL ...