quarta-feira, 9 de abril de 2014

FAZENDO CINEMA

Fazendo cinema


Diversas formas de trabalhar a linguagem cinematográfica com os seus alunos


Objetivos:
- Compreender a linguagem cinematográfica;
- Entender os elementos que compõem um filme;
- Desenvolver a coordenação motora e a criatividade.
Faixa etária: a partir de 3 anos.

Dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro, e sabendo a importância do cinema como aliado dos professores em qualquer faixa etária, principalmente na Educação Infantil, que tal entender como trabalhar com essa ferramenta?
Para essa semana, propor, por exemplo, um filme por dia, que deve ser escolhido antecipadamente e com uma proposta pedagógica, ou seja, o filme não deve ter um fim em si mesmo, mas o professor deve buscar nele elementos que possam ser trabalhados com as crianças, seja uma música, seja uma temática ética, seja um conhecimento científico, matemático, histórico ou geográfico; assim, pode-se tirar atividades práticas que incentivem o processo de alfabetização. Uma boa dica nesse caso é sempre passar filmes com legenda.
Outra maneira de trabalhar o cinema de forma pedagógica é depois da seção de cinema solicitar às crianças um reconto da história, seja por meio da linguagem oral, ou mesmo por meio de desenhos.
A dramatização da história por meio de um teatrinho com os alunos ou a confecção dos materiais de cena reciclando objetos com ideias das próprias crianças é outra proposta interessante. Contudo, a professora pode ir além e fazer o reconto da história de um filme por meio de uma filmagem com as próprias crianças dramatizando as cenas. Para os pequenos começarem a entender elementos do cinema, para esse filme pode ser pensado: a trilha sonora, com músicas de impacto ou que emocionam; os efeitos sonoros; o que cada um usará na história e como a câmera irá pegar a cena de cada personagem. Para tornar tudo ainda mais real, que tal confeccionar uma claquete e a cada cena filmar um aluno escrevendo e dizendo o número da cena, o filme, a data, a direção, os dados que o professor julgar necessário que ela contenha?
Dica de leitura!
Meu 1° Larousse Como se Faz
Como se faz o chocolate? E o queijo? Os balões? Os perfumes? Os desenhos animados? As transmissões de televisão? Os vulcões? Como um avião decola? O Meu 1º Larousse Como se Faz responde a mais de 200 perguntas que as crianças fazem na idade em que querem saber tudo, ou quase tudo. Com divertidas ilustrações, esse livro levará os pequenos leitores a refletirem sobre diversas curiosidades do mundo que os cerca.
Editora: Larousse
Preço: R$ 44,90
Onde encontrar: www.larousse.com.br
Filmes para trabalhar com os seus alunos (sugestões pedagógicas):
Bee Movie - Compreender o mundo das abelhas;
Vida de Inseto - A organização das formigas;
Wall-E - Os impactos do lixo;
Procurando Nemo - Animais marinhos;
Meu Malvado Favorito - Questão da adoção;
Tarzan - Respeito à natureza e às diferenças;
Ratatoille - Valorizar os diferentes e trabalho em equipe;
Donald no País da Matemágica - Trabalhar os desenhos geométricos;
Era do Gelo - Solidariedade, amizade e compreensão dos fenômenos naturais;

O segredo das animações
Para entender como muitos desenhos infantis são feitos, o professor pode mostrar às crianças as técnicas das animações, que é uma sequência de imagens estáticas que, quando mostradas rapidamente, dão a ilusão de movimento.
Ou, ainda, pode-se fazer um desenho, mostrar para as crianças como funciona e, depois, pedir para que elas mesmas façam a sua animação.
Para trabalhar com ferramentas mais modernas, o professor também pode fazer os desenhos no papel, fotografá-los com câmera digital, transferi-los para o computador e animálos com o programa Windows Movie Maker.

Dica esperta!
Por meio de filmes, o professor pode chamar os alunos a refletirem sobre comportamentos e atitudes que podem vir a ajudá-los a se desenvolverem melhor no âmbito escolar.

Você sabia ?
Os filmes ajudam as crianças a desenvolverem a imaginação!

Dica esperta!
Você encontra mais ideias sobre animação no site www.casadecurioso. com.br.
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/120/artigo291860-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADES REALIZADAS COM OS 8º ANOS

Ação expressiva: Construiremos uma escada especial, daquelas que nos causam medo ou nos traga uma emoção. MOVIMENTO CORPORAL ...